segunda-feira, 11 de novembro de 2019

INTRODUÇÃO - DESIGNER FELIZ

Eu estava pensando em fazer um BLOG de suporte para um projeto que venho arquitetando a um bom tempo. Pensei em dicas de como desenvolver arte, pensei no meu diário, pois também escrevo experiências com os clientes (ajuda bastante), pensei no Manual do Designer, tudo isso gerou uma fantasia inacabável nessa fértil imaginação. 

Fiz umas artes artesanais com o material reciclado que minha filha tem do trabalho que ela desenvolveu durante 6 meses na prefeitura de Tianguá e me inspirei nele, lindo! Se chama Criança Feliz, ela tem planilhas das visitas, fazia dinâmicas, criava brinquedos recicláveis e educativos para crianças de 0 a 3 anos de idade, adorava vê-la produzindo.

Estou me especializando no ensino para novos profissionais da área, explicarei em como decolar nesse fantástico mundo de criação. Tou fazendo isso porque recentemente recebi um convite para lecionar o curso de Design Gráfico da InterAtiva Informática (cliente), mas não poderei aceitar porque estou de partida para Fortaleza. E essa não é a primeira vez que tenho uma oportunidade de compartilhar meu conhecimento, em São Paulo também fui convidada por uma faculdade, mas nem de longe cogitei a idéia, recusei de cara, pois sou totalmente travada pra falar em público, vou me preparar melhor e conhecer a galera por aqui mesmo (online) e ver como me saio.

A uns 4 anos atrás iniciei o PROGRAMA DO DESIGNER, foi inesquecível, dei aulas presenciais e fiz video-conferencias (compartilhando a tela do meu monitor, consegui 2 alunos e um deles hoje trabalha no ramo. O programa durou apenas 2 meses, foi quando adoeci, e até então não tinha me atentado para o assunto.
Faço parte de alguns grupos no face e percebi que muitos estão começando e sentem a enfada e desgastante dificuldade de produtividade, em como orçar, em como criar... fico muito comovida com isso (acho tão fácil rsrsrs), pois aprecio assistir o sucesso de todo mundo. Daí fiz uma nota pra dar uma força pra galera e adivinha? FOI UM SUCESSO! Nenhum comentário negativo no post (só correção de texto dos intelectuais), repliquei em todos os grupos possíveis, criei um grupo de whats sem compromisso pra dar uma força, coloquei na minha capa do perfil e meu celular BOMBOU!!! Adorei a experiência, isso me trouxe muitas idéias fantástica para ingressar uma nova atividade.
Não canso de fazer arte, nem de falar do assunto, e olha que já se passaram 23 anos 🤣🤣🤣🤣, por isso o novo projeto se chama "Designer Feliz", e será apresentado no Ateliê L (em breve nova página), farei conteúdos com imagens, artesanato, textos e vídeos, sobre os programas recomendados, programação mental para fluir as idéias, organização, orçamento e tudo mais.
Agora na madruga fui fazer uma nota no Word e ele sugeriu publicar, me deu algumas opções de blogs pra registrar e quando fui conferir, adivinha? O MEU JÁ EXISTIA , a última postagem que fiz foi em 2010, a 9 anos atrás rsrsrsrs. POIS PRONTO! Vai ser nele mesmo!
>>>>>> mharinha.blogspot.com
Ele está com umas baboseiras improvisadas, mas nada de mal gosto. Essa semana começo a postar alguma coisa. Copie o link e cole no seu navegador, se você tem Gmail dá pra seguir e receber as novidades! Adicione aos favoritos, pois meu nome é internacional e difícil de memorizar 🤣🤣🤣até a próxima pessoaaal!!!😘 

DESIGNERS KIDS

A capacidade do profissional de designer está em manusear pelo menos um programa especializado, ter SENSIBILIDADE para identificar a necessidade e idéias sugeridas, CRIATIVIDADE para fazer algo que cause uma boa impressão e, RESPONSABILIDADE para cumprir a missão, não deixe o cliente sem resposta, essa é a maioria das reclamações que ouço quando pego um trabalho inacabado, o PRAZO é indispensável e deve ser definido e cumprido (24 horas, 3 dias úteis, 1 semana, programe-se).
CONCORRENTE
Se o programa que seu colega usa é original, se ele é formado em Design, Publicidade, Propaganda, Marketing, Interiores, Arquitetura, Engenharia, Projetos e Bruxaria, e ainda fez curso na Adobe, na Nasa e na Via-Láctea; se ele tem portfólio com jobs reais e impressionantes, não desanime, isso só fará diferença na sua carreira se você espelhar-se nele, conquiste seu espaço. Use seu talento e conhecimento de principiante para preparar um material que descreva as habilidades que domina, faça um anúncio ou panfleto com tudo o que acredita conseguir desenvolver, como o cartão de visita, seu logotipo, uma página profissional na rede social, não é difícil, explore os contatos na rede (é de graça), e apresente-se bem, para fechar bons negócios.


HOME-OFFICE
Para quem quer trabalhar home-office saiba, não é necessário diploma, e o cliente não pergunta qual programa se usa, a menos que ele seja um curioso e prefira editar suas próprias artes, ou seja uma gráfica, serigrafia e/ou comunicação visual (com esses segmentos feche parceria), pois a demanda de serviços é grande e você precisará de matéria-prima para otimizar o atendimento, dificilmente o cliente quer só a arte, de gancho terceirize a impressão. Atenha-se a cursos, quanto mais você souber, melhor. Posso falar com domínio, pois faço freela para pequenas empresas e profissionais autônomos (sem contrato, nem burocracia), mesmo tendo uma micro-agência de Design Multimídia, nem sempre serviços de agência cabem no orçamento, saiba distinguir o potencial e a estrutura do contratante na hora de passar preço.
PREPARE-SE!
Para a sorte da maioria, essa profissão tem aberto portas aos jovens e desempregados que buscam uma alternativa de garantir seu sustento sem grandes investimentos e em casa, "A" vantagem da categoria, pois o estilo de vida do freelancer é muito atraente e confortável. Moro no topo da Serra da Ibiapaba, interior do Ceará, onde o Judas sacodiu a poeira, e não conheço, pessoalmente, a maioia dos meus clientes, invisto nas ferramentas online (facebook, whatsapp, skype, instagram, etc., as mais acessadas). Os apps aumentam as chances ininterruptas de responder a demanda, o lema é Agilidade e Eficácia. Ter conhecimento para exercer a função está acessível mundialmente, em todos os idiomas e veículos, tipo TIM, sem fronteira. Inúmeros tutoriais disponíveis no requisitadíssimo Youtube, proporcionam ensinamentos, procedimentos básicos e importantes para elaborar artes. Você precisa apenas de 1 computador, Internet e 1 Programa de sua preferência (craqueado ou original, vai da condição social). Inclusive, vi alguns trabalhos declarados "comecei a 1 mês", "meu primeiro JOB", feitos com capricho e que me surpreenderam, outros que fizeram a arte até no celular!! Não é fantástico?
FIM DE PAPO
Fica aqui minha sincera colaboração com os designers kids, que estão engatinhando nesse mundo colorido de artes e criações. Sejam bem-vindos!
Se precisar de alguma dica de Coreldraw e Photoshop é só entrar no grupo do Whatsapp, passei pelo processo inicial, e as dicas dos colegas de profissão são fundamentais para abreviar o tempo e desempenho, cresça com críticas e sugestões de formadores de opinião, profissionais especializados e acostumados com os altos e baixos de um designer. Ignore as críticas destrutivas, é hábito de "designer" reclamar de cliente, de alterações e da arte dos outros designers, não adquira esse tipo de hábito, é totalmente dispensável.
AOS VETERANOS FODÁSTICOS
Se você pagou caro no seu software e estudou mais de 4 anos para chegar onde chegou, cuidado com o sobrinho, ele é um resolvedor de problemas, se descabela pelo trabalho, e ainda cobra barato, não adianta achar ruim, pois ele deve tá usando software craqueado e fazendo mais artes que você. O sol é pra todos, chupa! 😘
Instagram @arteira • Site www.mhara.com.br • Facebook @arteiraa
Grupo do Whatsapp https://chat.whatsapp.com/IuuHDRo12o84KRZNhvhIcm